Boa noite galera linda !
Hoje tirei a noite para movimentar isso daqui ... vamos lá !
Hoje é dia de falar da Banda Bonde do Forró, que tem passado por diversas mudanças, principalmente de vocalistas.
No início o que era impossível aconteceu. Em meados de 2003, um cara que se auto intitula 'maluco', o saudoso DJ MALUCO, proprietário do Bonde do Forró, depois de se arriscar em diversos negócios resolveu lançar uma leva de 'cópias' de sertanejos e moldá - los para o forró, surgindo assim um estilo único e irreverente que culminou em um sucesso rápido e fulminante em todo o Brasil : O Bonde do Forró.
A estratégia de ter um 'Bruno' - (dupla Bruno e Marrone) do Forró, um 'Zezé', um 'Daniel Diau', uma moça que lembrava o estilo 'brega - calipso'( que na época dominava em todo o Brasil), deu certo e levou a banda ao auge principalmente nos anos de 2006, 2007, levando também à criação de outra banda com o mesmo objetivo de clonar sertanejos em forró : o Bonde Sertanejo, onde o DJ MALUCO também era proprietário.
A banda sempre caminhou muito bem e aprentava não demonstrar problemas, afinal quando havia alguma baixa em alguns dos cantores sertanejos, não havia problema, pois os mesmos eram rapidamente substituídos por alguém escolhido a dedo, e que tivesse o mesmo tom de voz e performance. Anne Liss ( a Mylla Karvalho do Forró), Naldo ( Daniel Diau ) e Miguelzinho (O Zezé do Forró) foram os artistas do Bonde que mais marcaram desde o começo, tanto é que quando anunciaram suas saídas, pegaram os fãs de surpresa, até porque ficaram muito tempo na banda. O Bonde Sertanejo, por sua vez não teve a mesma sorte e chegou ao fim em meados de 2009.
|
Antiga formação do Bonde do Forró em meados de 2007 |
Quando o Miguelzinho anunciou sua saída, a galera 'esperneou' muito, mas a vida continua e o DJ soube muito bem conduzir isto, afinal já haviam acontecido algumas saídas, que foram muito bem contornadas, sem causar muita falta, mas o maior problema começou com a saída de Anne Liss, famosa por seu tom arrojado de voz, com famosos gritinhos e performance sensual e alegre, a simpatia do bonde, deixou a banda depois de cinco anos para se arriscar em um projeto do próprio empresário DJ MALUCO, a banda DEJAVÚ DO BRASIL, isso em 2009. Com a febre do 'rubi, meteoro e etc', o DJ resolveu fazer o que sabe de melhor: copiar, é claro. A Dejavú do Brasil conseguiu se igualar a original e o melhor conseguiu se sobressair até mais do que ela em alguns aspectos, mas havia um problema, todos nós sabíamos que um dia 'a febre do rubi' iria acabar e assim como a febre passou, Anne Liss (
hoje Anne é cantora gospel) passou e não pegou mais carona no Bonde, até porque tinha uma substituída à sua altura, a linda Taty Dantas, que já era conhecida do público, pois cantava no forrózão DJ MALUCO.
Depois da saída de Anne Liss veio a calmaria novamente, a formação se fixou com os vocalistas Taty, Lauro, Zezé Jr., Evandro Xavier e Naldo, vindo inclusive a fazer uma turnê fora do país, e alcançando vários sucessos como por exemplo a música , 'É O PENTE', junto a dupla sertaneja João Carreiro e Capataz, que esteve em todas as paradas das rádios no último ano, principalmente as do sul do país, onde poucas bandas de forró conseguem se destacar, mas esse ano parece que a coisa esfriou... o que é normal, pois com tantos anos de estrada, toda banda e com o Bonde não seria diferente, tem seus anos de alta e baixa.
|
Em 2011 eles foram sucesso com a canção 'É O PENTE'. |
Primeiro Taty Dantas, anuncia sua saída, rapidamente o DJ MALUCO aregassou suas mangas e promoveu um concurso para escolher sua nova eleita, que deveria ter o mesmo timbre de voz e a mesma performance da cantora Paula Fernandes - o novo xodó do sertanejo e um dos dvds mais vendidos de 2011. Xandreli Avezedo foi a escolhida, e não decepcionou, deu um novo gás à banda, uma cara nova, conquistando muitos fãs ao lado de Lauro, Naldo, Evandro e Zezé Jr. Logo depois, Evandro Xavier anuncia sua saída, fazendo parte do novo Bonde Sertanejo, (
que deve voltar em breve), paralelamente Naldo ( que esteve na banda por 7 anos) e Zezé Jr. também anunciam sua saída nada amigável, fazendo parte agora da banda 'Os clones', que inclusive já tem uma música na novela da Record 'Balacobaco'. Xandreli Azevedo por sua vez, que tinha começado a movimentar a banda novamente, depois de apenas 9 meses resolveu seguir outros caminhos, deixando o Bonde do Forró.
|
O bonde no início de 2012. |
O bonde prosseguiu as suas rotas, com Lauro, o único remanescente das antigas no comando dos vocais, ao lado do novato Tiago da Mata - vindo da banda Águia Dourada, e Rose Soares (outra antiga vocalista da Dj Maluco Produções que cantava ao lado de Taty Dantas no Forrózão Dj Maluco), inclusive gravaram o mais novo DVD da Banda em Guarapari - ES, no último dia 15 de setembro, com um público de 60 mil pessoas. Esssa é a hora de renovar e fazer sucesso !
|
Imagens do novo dvd da Banda com Rose nos vocais. |
|
Última formação - setembro de 2012. |
Para uma banda que sofreu tantas transformações de dois anos para cá, é quase que um recorde um público e prestigio tão grande neste novo dvd, até porque nacionalmente mesmo, a banda não emplacou de fato nenhum sucesso este ano, apesar de tocar muito nas rádios e coisa e tal, nem a história da música do 'batman' mexeu tanto com a galera a nível nacional, como fizeram outras músicas.
Esse texto não é uma crítica, e não estou falando que o Bonde vai acabar, que o Bonde está ruim ou coisa do tipo, eu estou falando em identidade da banda, essência, a gente sabe que a maioria dos fãs fiéis da banda o são pela essência, que é aquilo que nos chama a atenção desde o comecinho. Não pode cair na mesmice, senão provavelmente terá o mesmo fim do Bonde Sertanejo. Eu admiro as ações e projetos do DJ MALUCO, sou fã deste cara, mas e ai que eu paro para pensar, será que o Bonde também não estaria precisando de novos clones ?
A música sertaneja mudou demais, se reciclou, e os ídolos de hoje 'Luan Santana', ' Cristiano Araújo', 'Gusttavo Lima', 'Paula Fernandes', são bem diferentes dos ídolos do sertanejo de quinze, dez, e até cinco anos atrás, é um novo momento na música sertaneja no Brasil. Será que não seria a hora da criação de novos clones ?
|
A solução seriam novos clones ? |
Tenho certeza que o DVD será um sucesso, e a nova formação está renascendo ... mas acho que este momento de reciclagem seria o ideal para inserir novos clones voltados ao sertanejo atual, afinal tudo na vida passa, o Bonde passa, mas para ser sucesso para sempre, tem que focar no que o povão gosta ! É inegável, que a banda tem nome, sempre terá fãs, mas o sucesso mesmo cá entre nós, está meio morno ultimamente ... não está ?
Termino com esta interrogação e peço a opinião de vocês !
Patyzinha ;)