Boa noite galera maravilhosa !!!
Eu costumo dizer que quando eu morrer eu vou direto pro céu, mas é direto mesmo, e antes que me questionem, eu tenho a resposta na ponta do língua. Para começar, eu escolhi as profissões que são mais julgadas na face da terra : advogada, professora, e por último 'blogueira'.
Já reparou que qualquer merda que acontece a culpa é do advogado ? O advogado é o ladrão, é o trambiqueiro, é o porta de cadeia, é o que roubou, é o mal, é o diabo, enfim ... e o professor, o professor nem se fala, a primeira coisas que te perguntam é "Você só dá aula "?
Porra, com o perdão da palavra, eu que já dei aula para 50, 60 crianças carentes em projeto social, pra adulto e pro diabo a quatro, quando eu escuto essa pergunta me dá vontade de enforcar, tem gente que não dá conta de educar o próprio filho, imagina colocar alguma coisa que preste na cabeça de 60 crianças carentes ... ou até mesmo de adultos, como é meu caso agora, ensinar não é fácil !
E por último ser 'blogueira', que por muitos hoje é considerado uma profissão. Os fãs de banda acham que você tá ganhando rios de dinheiro, credencial para falar de banda, para falar de não sei quem, mas a verdade é que a maioria não ganha um centavo, como eu, e muitas vezes nós ganhamos um não ou somos maltratados em diversos eventos. Para as bandas, quando você está em alta, é fulano para cá, fala do meu show, faz uma cobertura, mas quando está em baixa, com poucos acessos ou parado, muita gente nem para para dizer 'oi, tudo bem '? ... é claro que existem exceções, deixo bem claro que dá para fazer ótimas amizades neste meio, conheci pessoas extremamente bacanas, iluminadas, mas sabemos que não é fácil.
As pessoas acham que você vive para o blog, e repetindo, não ganhamos um centavo, então às vezes gastamos horas e horas atualizando, pensando em coisas melhores, justamente para os leitores, para agradar os mesmos, pois o blog vive é função de vocês, pelo menos para mim, e escutar de repente que o blog está desatualizado, não está bom, dói pois no tempinho que sobra, tentamos fazer o melhor para vocês, criticar pode ? DEVE, a gente só cresce na vida assim, mas a maioria não faz isso com respeito. Não ganho um centavo, mas sou muito grata a Deus pelo carinho e amizade que ganhei de algumas pessoas, isso pelo menos serviu muito bem para mim, dinheiro não é tudo, mas acho que nós blogueiros do ramo musical, merecíamos com certeza ser mais valorizados.
Ser um blogueiro musical é foda, com o perdão da palavra novamente. Como todo mundo fala de um artista, 'essa música tá legal', 'essa não tá', parece que nós somos proibidos de ter opinião, mas ora se o papel do blogueiro é quase igual do jornalista, é justamente de buscar os fatos, de falar a verdade, de ter opinião para com a sociedade, mas as pessoas querem que a gente use um óculos cor de rosa (aquele que só se enxerga as coisas boas do mundo). O negócio é mais ou menos assim, se você elogia uma banda, maravilha, agora se você faz qualquer crítica, por mais respeito que tenha ao falar e ética, o povo cai em cima, como se os artistas não cometessem erros, e como todo o ruído do mundo merecesse ser chamado de 'música boa'. É impressionante !
Como tava dizendo,quando você fala bem, é louvado e paparicado pelos assessores de mídia e etc., agora meu bem experimenta fazer uma crítica por mais construtiva que seja ? É pedir para morrer, seja pelas mãos dos fãs da banda ou pela própria assessoria, mesmo que você só tivesse falado bem anteriormente. Tinha banda, que tinha era que agradecer, mesmo quando lembramos dela de forma crítica, porque senão fosse a gente pra falar, ninguém nem estaria lembrando que elas existem ... que coisa viu ?
Eventos, é a pior parte ! O povo quer que você fale, mas não chama para eventos, não colabora, você tem que correr atrás de tudo, desembolsar uma grana se quiser fazer algo legal, são raros artistas que dão uma assistência para blogueiros fazerem cobertura, isso deveria mudar, afinal os blogs ajudam muitos artistas a continuarem na mídia, principalmente os artistas do forró, que no sul / sudeste sofrem o maior preconceito. Agora a pior parte é quando, te prometem que vão te levar pro dvd do ciclano, pra fazer uma tour no studio do fulano e não acontece... para vocês terem noção já me prometeram até que eu ia fazer participação especial em um dvd e ter um programa de tv. ( risos)
O quesito material para divulgação também é frustante. Muitos artistas falam querem que a gente fale deles, sem que a gente conheça e tenha material, gente que que custa mandar um cdzinho, um dvd ? Se distribui gratuitamente em show e etc, o que custa mandar para a gente conhecer o trabalho ? E aqueles que prometem mandar e não mandam ? Já fiquei com uma cara de tacho, esperando não sei quantos meses, por coisa que nunca chegou ...
Tudo bem que tem palco mp3, tem 4 shared, tem o diabo a quatro, mas eu quero conhecer seu trabalho meu amigo, seu cd, seu dvd, quero ter um material em mãos, isso é importante, ainda mais para mim que sou de Minas, pois muita gente interessa em copiar, quando vê esses materiais na mão.
Outra parte, ruim é que a maioria das pessoas não sabe distinguir 'blogueiro', que é um trabalho praticamente amador, de 'produção' que é um trabalho profissional. As pessoas te promovem de cargo sem ver, e ai o povo acha que você tá montado na grana, que só está com artistas na boa, e ai começa, me ajuda com isso, me ajuda com aquilo, ( não que minha vontade não seja a de ajudar, existem pessoas que realmente são merecedoras, estão com um trabalho legal, mas infelizmente um blogueiro não tem condição de promover uma pessoa, como um produtor e uma boa equipe de mídia tem).
Agora vamos falar da parte boa, é claro, não pense que eu sou revoltada, isso é só um desabafo, para quem sabe as coisas melhorem ... eu sou muito feliz por ser blogueira e por estar neste meio há três anos. A gente conhece pessoas maravilhosas, amizades que se leva pra vida inteira, se eu for citar um aqui fica chato, porque eu posso esquecer outro, e graças a Deus tenho muitas amizades tanto com blogueiros, tanto com artistas. Tem gente que a gente vai pro show, com gosto sabe, de tanto carinho e assistência que recebe, eu posso ter visto o show umas 30 vezes, que faço questão de ir mais uma !
Já recebi , dvd, cd, inclusive tenho uma caixa cheia deles ( quero tirar uma foto e deixar para vocês depois) e não compro dvd e cd já faz uns dois anos.Às vezes têm artista que não manda, mas aquelas pessoas que seguem o blog, e sabem que eu não tenho me mandam, isso já aconteceu diversas vezes, tenho muitos cds piratas e cópias por aqui. (risos).Já recebi bolsa feita exclusivamente para mim, pulseira, livro, camiseta, e por ai vai, toda vez que algo relacionado ao blog me chateia, eu lembro disso, das amizades, do pessoal que te adiciona, quer te conhecer, que tem carinho, ai eu penso que nada é em vão, e que se eu conseguir fazer uma pessoa tirar proveito do blog, para mim está tudo bem, eu vou caminhando, vou escrevendo, até quando Deus me permitir. Por fim digo, vida de blogueira não é fácil não, mas o importante são vocês, é para vocês todo este trabalho e cada um de vocês mora no meu coração !
Patyzinha Faria ;*
Eu, essa pessoa que vos fala, Patyzinha, com mãozinha na cintura e pose de cantora de tecnobrega praticamente nascida em Belém do Pará. Quem vê essa foto, não sabe o que a gente passa - vida de blogueira não é fácil não !