Boa tarde queridos leitores !
Cheguei depois de um longo período sem internet, e de alguns problemas, mas como dizia o ditado 'Todo bom filho, a casa torna', então aqui estou eu !
Para começar então vamos colocar a casa em ordem. O nosso assunto central de hoje é a cantora paraense Lia Sophia, um dos destaques da música popular paraense, hoje em evidência nacional, pela música 'Ai, Menina', que faz parte da trilha sonora da nova novela das 18 hrs da Rede Globo, ' Amor eterno amor', cuja história se passa na Ilha do Marajó. Quem diria hein !?
O norte e o nordeste são muito ricos em suas expressões artistícas, a maioria dos compositores, bailarinos, cantores de maior potencial encontram - se lá, mas o preconceito é tão grande, que a maioria não é reconhecido às vezes nem regionalmente, quiça nacionalmente ... afinal para a maioria das pessoas principalmente do sul/ sudeste, tudo que vem do norte é taxado de brega, 'ridículo', mas as coisas estão começando a mudar, isso é fato. Primeiro veio a explosão do ritmo calypso, colocando a Banda Calypso, em um lugar de destaque em todo o Brasil, e fora dele, lugar que muita gente até compraria para estar, mas não consegue, logo depois muitos voltaram suas atenções ao tecnobrega, principalmente para a cantora Gaby Amarantos (que em breve estará na trilha sonora da nova novela das 19 hrs da Rede Globo), e hoje a chamada 'MPP' - MÚSICA POPULAR PARAENSE, também ganha seu destaque, com a cantora Lia Sophia.
Lia Sophia é cantora, compositora e instrumentista, trazendo em sua bagagem influências e ritmos como: carimbó, brega e zouk, nascida na Guiana Francesa (mas mora no Pará há 17 anos, levando o título de 'cantora paraense') morou em Macapá, mas logo mudou -se para Belém para estudar psicologia, foi lá que ela começou a cantar e tocar em barzinhos, apesar de relutar em abraçar a carreira artistíca, apesar de vir de uma 'família musical'. O primeiro Cd intitulado de 'Livre' foi aplaudido e a canção 'EU SÓ QUERO VOCÊ', obteve destaque em várias rádios do norte, assim aconteceu nos seus outros trabalhos, 'Castelo de Luz', 'Amor, Amor'(que traz uma reeleitura de bregas), e o mais recente 'Salto Mortal'. Hoje a canção 'Ai menina', um misto de carimbó, batidas eletrônicas e mpb embala o núcleo da mocinha Valéria, vivida pela atriz Andreia Horta, e já está na boca dos brasileiros, que querem conhecer um pouco mais da cantora, que de brega, brega mesmo no sentido literal da palavra, não tem nada ! Sempre muito bem vestida, 'classuda' e refinada, a cantora pouco lembra o brega, no sentido de 'ridículo', que as pessoas têm a mania de taxar o povo paraense.
O feito com certeza é um marco na história da música paraense, apesar de pouco, hoje o reconhecimento em relação à música paraense já tomou um bom caminho, e não falo só pela música, mas só pelo fato da Rede Glogo fazer uma novela chamando atenção para a cultura desse povo do Norte, mostrando coisas realmente interessantes, e não violência, já é uma grande evolução. A maioria das pessoas fala que só se lembra da Região Norte, quando se fala de miséria, fome, analfabetismo e violência, mas se esquece da riqueza cultural e musical que os mesmos têm. Está na hora de mudar esse pensamento, e talvez a hora seja essa, toda vez que eu escuto o 'Ai, menina' na novela me dá uma vontade de pular ... sim, estamos chegando lá ! Vamos despir o preconceito de nossos olhos e aceitar a riqueza e a simpatia deste povo, afinal o brega pode ser chique também, pode ser clássico, pode caminhar junto à MPB, Por que não ?
Bom, vou ficando por aqui e estarei voltando em breve, beijo no coração dessa galera maravilhosa,
Patyzinha Faria :*