Boa noite meus queridos (as) !
Quero desejar um feliz 2012 para todos vocês, muita paz, muito amor, muita saúde, muita música e claro, por que não, muito brega !
Espero que esse ano seja bem produtivo para a música brega, para o forró, para o sertanejo e que renda muitas postagens por aqui, afinal o espaço aqui estava meio ocioso né ?
Em 2011 tivemos várias surpresas agradáveis, a começar por Garota Safada e Aviões do Forró, a primeira banda mostrou que veio para ficar e a segunda se consolidou a nivel nacional ou global como queiram ... lembrando que as versões do sertanejo, foram gravadas direto pelos forrozeiros, mas o contrário também aconteceu.
Já no sertanejo as surpresas foram várias, não tão surpresa assim, foi o fato de vários nomes de outros ritmos, principalmente do forró, alguns até bem conhecidos, se voltarem para o sertanejo. Os destaques do sertanejo entretanto, foram para nomes que vieram do sertanejo mesmo como Gustavo Lima com o seu 'Tche re re',João Carreiro e Capataz com o seu 'Pente', Luan Santana com o seu 'Amar não é pecado', Michel Teló, com o seu 'Ai se eu te pego' e ela claro, Paula Fernandes, com certeza 2011 foi dela !
No calipso, as surpresas foram meio desanimadoras, afinal as únicas bandas que praticamente restaram do ritmo foram Banda Calipso e Companhia do Calypso, e apesar dos sucessos recentemente emplacados pelas duas ( Calypso fez bonito em Angola, e Companhia fez bonito no clipe 'Babaca'), sabemos que cada vez mais o ritmo tem se perdido, algumas bandas até prometeram uma volta ao ritmo calipso, como a Kassikó de Belém do Pará, mas parece que a promessa vai ficar pra 2012 mesmo ou só quando Deus souber ...
O tecnomelody teve uma queda em 2011, mas apesar disso o tão falado DVD do movimento Tecnomelody Brasil foi lançado e diversos nomes do tecnomelody de Belém do Pará tiveram destaque ao longo do ano de 2011, principalmente a cantora Gaby Amarrantos, que pôde mostrar um pouco do Pará para o Brasil, os meninos da Gang do Eletro não ficaram atrás,apostando no eletromelody - uma vertente mais arranjada e moderna do tecnomelody, que tem ganho vários seguidores e gravações, foram aplaudidos de pé no Terruá Pará em São Paulo em julho de 2011, e estiveram presentes em diversos outros festivais, fazendo a galera delirar com o seu 'treme, treme'. Bruno Mafra se destacou com hits como 'Super - herói', AR15 conseguiu brilhar novamente com a volta de Rebeca aos vocais, e a Banda Uó ganhou o VMB, seguindo uma vertente que os seus integrantes definem como 'New Melody'.
O brega de Recife, por sua vez ganhou força, e um novo estilo que foi o 'Funk Brega', cantado pelos os famosos Mcs, como Metal e Cego e o mais conhecido deles, Mc Sheldon, que fez todas as novinhas delirarem ao novo som. Outra banda que tocou muito foi Musa do Calypso, irmãzinha da também estourada Banda Kitara (ambas da RM PRODUÇÕES), o estilo é o mesmo, um brega romântico, bonitinho e que agrada a todos, o resultado não poderia ser outro,senão o sucesso em 2011.
Encaixar todos que fizeram 2011 um ano ótimo para música não é fácil, foram vários talentos, foram vários hits, foram várias regravações e por ai vai. Optei aqui por falar dos três ritmos que mais falamos aqui no blog forró, sertanejo, tecnomelody e brega, afinal o sertanejo cada vez mais nitidamente se interliga com o forró, o brega por sua vez, sempre renovando em suas várias vertentes e o tecnmelody, a vertente eletrônica do brega se destacando cada vez mais em rede nacional. Estes foram alguns dos destaques de 2011, e que venha 2012 !
Beijos
Paty Faria